Roteador TP-Link tem Wi-Fi bom e barato
Opção econômica para quem deseja montar uma rede sem fio no padrão 802.11n, o roteador TP-Link TL-WR741ND oferece os recursos básicos para uma conexão segura e a velocidade esperada para um equipamento do tipo. Com 150 Mbps nominais, ele entrega 75,9 Mbps de pico. Está nas lojas por 149 reais.
O modelo funciona como ponto de acesso para outras redes e possui quatro portas Fast Ethernet. Bem que a interface poderia ser Gigabit. Fora isso, o equipamento traz recursos como suporte a DHCP, IP fixo, PPoE, DNS dinâmico, redirecionamento de portas e servidor de DHCP estático e dinâmico. É possível também limitar a banda, se o usuário desejar. O modelo tem uma antena rosqueável, que pode ser substituída.
Em termos de segurança, o roteador traz os protocolos WEP, WPA e WPA2, além de outros recursos básicos, como filtro de URLs, anti-DoS e bloqueio por IP e MAC. Pena que, na interface web, ele não tenha o protocolo HTTPS, que protege a conexão entre o usuário e o programa de gerenciamento. A agilidade para acessar a interface é boa.
Conexão não titubeia
Durante a bateria de testes a que submetemos o TP-Link TL-WR741ND, o roteador chegou a 75,9 Mbps de pico na velocidade. A 15 metros do aparelho, com paredes de concreto como obstáculo, a velocidade ficou por volta de 25 Mbps. A potência do sinal caiu para 45%, mas a conexão ficou estável.
Com quatro medições num raio de até 15 metros, a média ficou em 36,9 Mbps. A intensidade média do sinal ficou em 67%. Confira, nos gráficos abaixo, o desempenho do roteador da TP-Link em relação a alguns de seus concorrentes.
(Por 149 reais, o modelo TL-WR741ND entrega estabilidade e conexão veloz)
[IMAGEM DO Roteador TP-Link, EM GALERIAS DE FOTOS]